Festa do doce
Vinte anos a serviço da Fenadoce
Dona Onélia Leite, de 65 anos, participou de todas as edições da feira no Centro de Eventos; a doceira vê melhorias na organização da 30ª edição do evento
Paulo Rossi -
Presente em 20 dos 30 anos de existência da Fenadoce, Onélia Mendes Leite, 65, é uma das doceiras mais tradicionais de Pelotas. O negócio, que une toda a família, foi passado pela mãe. Dona Onélia, como é conhecida no meio, já perdeu as contas de há quantos anos vive em meio aos doces e de quantas histórias acumulou ao longo desse tempo.
No local de produção é possível perceber o cuidado com que as receitas são preparadas. Ela faz questão de participar de todas as etapas. "Aqui faço de tudo. Vou pra feira, mexo tacho, embalo os produtos e ainda entrego se precisar. É um trabalho em equipe", diz. Para a Fenadoce, a mão-de-obra duplica. Além dos três funcionários permanentes, mais três são chamados para ajudar. Segundo dona Onélia, é preciso organização pra que tudo saia como o planejado.
Durante os 19 dias de feira, a doceira garante que cada cliente deixa uma marca, sempre com alguma história. Ela lembra com carinho do episódio em que a equipe do programa Mais Você, da TV Globo, ligou pedindo pra marcar um encontro. "Achei que fosse trote, não acreditei que a Ana Maria Braga estivesse me procurando", disse. A apresentadora veio até Pelotas e as duas prepararam, juntas, uma pessegada. Políticos como Luiz Inácio Lula da Silva, então presidente da República, Olívio Dutra e Tarso Genro (durante mandato como governadores) e Lasier Martins, ainda como comentarista do Jornal do Almoço, também passaram pelo estande Doces Dona Onélia.
Melhorias ao longo dos anos
A Feira evoluiu muito, segundo a doceira, principalmente em termos de organização.
Ela conta que na 30ª edição os expositores têm a oportunidade de montar seus pontos cerca de três horas antes do evento começar, o que não acontecia antes. "Muitas vezes as pessoas reclamavam que quando os portões eram abertos nem tudo estava pronto, mas não tínhamos tempo. Esse ano isso foi resolvido, finalmente."
Cultura do doce
Dona Onélia conta que seus doces são exportados para vários lugares do país. O "boca a boca", segundo ela, é a principal forma de levar a principal iguaria de Pelotas para além da Ponte do Retiro.
A empresária diz ainda que preza muito pela qualidade do que oferece ao público e está sempre criando novas receitas. Ela também tem o cuidado de só lançar na Feira doces que possa produzir para disponibilizar durante todo o evento. Esse ano a novidade é o doce de leite na bisnaga. O creme é embalado em uma espécie de tubo, o que "facilita para comer".
A exemplo de outros empresários do setor, a Fenadoce é o principal foco de Onélia, especialmente pela questão financeira. "Antes o Dia das Mães e o Natal também eram datas em que vendíamos bastante. Hoje a Feira é a maior fonte de lucro ao longo do ano", garante.
E pelos próximos 19 dias, quem comparecer ao Centro de Eventos poderá encontrar Dona Onélia e outras 29 bancas, que vão oferecer doces dos mais variados para saciar o público.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário